O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá desenvolver suas habilidades de leitura, escrita e interpretação, articulando esses saberes com seus conhecimentos adquiridos a respeito do gênero receitas.
Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá ter tido contato com o gênero receitas, reconhecendo suas especificidades.
Será necessário, ainda, que o aluno tenha a noção de paragráfo, travessão para falas e já possua familiaridade com o código escrito.
Será necessário, ainda, que o aluno tenha a noção de paragráfo, travessão para falas e já possua familiaridade com o código escrito.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Leitura do texto "Sopa de pedra" individualmente.
Um dia, Pedro estava com fome e bateu à porta de uma velha rica. Mas a velha pão-dura exclamou:
__ Já jantei e não sobrou comida!
Pedro respondeu:
__ Não faz mal! Se a senhora me emprestar uma panela com água e o fogo, faço uma sopa de pedra.
A velha ficou curiosa:
___ Sopa de pedra? Nunca ouvi falar nisso.
A velha acendeu o fogo, encheu uma panela com água.
Pedro jogou uma pedra dentro da panela e colocou-a no fogo.
Depois Pedro disse:
__ A sopa vai ficar boa, mas ficaria uma delícia com cebola e sal.
A velha deu a cebola e o sal para pedro.
Pedro provou a sopa e falou:
__Puxa! Se tivesse um pedaço de carne, tomate, umas batatas e repolho, ficaria melhor ainda!
__ A velha foi dando tudo o que Pedro pedia.
Pronta a sopa, Pedro tirou a pedra e começou a tomá-la.
Pedro serviu um prato cheio e deu-o para a velha. Ela exclamou:
__ Ora, vejam só! Pois não é que a tal sopa de pedra é boa mesmo?!...
(Adaptação - O pulo do gato)
Momento 2
Atividades relacionadas ao texto.
O professor proporá as seguintes atividades (em uma folha a parte para ser recolhida):
1) Numere os parágrafos do texto. São quantos parágrafos? ______
2) Invente um outro título para a história. ___________________
3) Copie as falas dos personagens:
Pedro: __________________
Velha___________________
4) Vamos organizar a receita que Pedro fez?
Título: _________________________
Ingredientes:
_________________________ ________________________ _______________________
_________________________ _______________________ _______________________
_________________________ ________________________
5) Invente um rendimento para a sopa:
6) Dê respostas bem completas:
a) Por que a velha não gostava de dar comida para os convidados?
b) No final da história, Pedro continuou com fome? Por quê?
c)O que aconteceu com a pedra no final da história?
d) A velha era pobre ou rica?
7) Complete com Pedro ou velha:
* Acendeu o fogo: ___________
* Colocou a panela no fogo: _______
* Quem era curioso? _________
8) Marque V ou F:
() A velha não gostou da sopa depois de pronta.
() Pedro era muito esperto.
() Pedro fez a sopa no caldeirão.
() A velha gostava de dar comida para os outros.
Leitura do texto "Sopa de pedra" individualmente.
Um dia, Pedro estava com fome e bateu à porta de uma velha rica. Mas a velha pão-dura exclamou:
__ Já jantei e não sobrou comida!
Pedro respondeu:
__ Não faz mal! Se a senhora me emprestar uma panela com água e o fogo, faço uma sopa de pedra.
A velha ficou curiosa:
___ Sopa de pedra? Nunca ouvi falar nisso.
A velha acendeu o fogo, encheu uma panela com água.
Pedro jogou uma pedra dentro da panela e colocou-a no fogo.
Depois Pedro disse:
__ A sopa vai ficar boa, mas ficaria uma delícia com cebola e sal.
A velha deu a cebola e o sal para pedro.
Pedro provou a sopa e falou:
__Puxa! Se tivesse um pedaço de carne, tomate, umas batatas e repolho, ficaria melhor ainda!
__ A velha foi dando tudo o que Pedro pedia.
Pronta a sopa, Pedro tirou a pedra e começou a tomá-la.
Pedro serviu um prato cheio e deu-o para a velha. Ela exclamou:
__ Ora, vejam só! Pois não é que a tal sopa de pedra é boa mesmo?!...
(Adaptação - O pulo do gato)
Momento 2
Atividades relacionadas ao texto.
O professor proporá as seguintes atividades (em uma folha a parte para ser recolhida):
1) Numere os parágrafos do texto. São quantos parágrafos? ______
2) Invente um outro título para a história. ___________________
3) Copie as falas dos personagens:
Pedro: __________________
Velha___________________
4) Vamos organizar a receita que Pedro fez?
Título: _________________________
Ingredientes:
_________________________ ________________________ _______________________
_________________________ _______________________ _______________________
_________________________ ________________________
5) Invente um rendimento para a sopa:
6) Dê respostas bem completas:
a) Por que a velha não gostava de dar comida para os convidados?
b) No final da história, Pedro continuou com fome? Por quê?
c)O que aconteceu com a pedra no final da história?
d) A velha era pobre ou rica?
7) Complete com Pedro ou velha:
* Acendeu o fogo: ___________
* Colocou a panela no fogo: _______
* Quem era curioso? _________
8) Marque V ou F:
() A velha não gostou da sopa depois de pronta.
() Pedro era muito esperto.
() Pedro fez a sopa no caldeirão.
() A velha gostava de dar comida para os outros.
Avaliação
Os alunos deverão realizar as atividades individualmente, com o auxílio da professora que deverá orientá-los a todo momento, explicando cada passo da atividade.
As atividades propostas serão recolhidas para que o professor possa observar as respostas dos alunos, suas dificuldades, inclusive àquelas em relação a escrita. Nesse momento, o professor poderá elencar quais as dificuldades ortográficas mais apresentadas para um trabalho posterior com as mesmas.