domingo, 4 de novembro de 2012









Exposição de assemblages


Exposição de assemblages



 

 

Objetivos

- Estudar a natureza dos materiais.

- Apreciar e construir assemblages.

 

Conteúdo

- Assemblages.

 

Anos

2º ao 4º.

 

Tempo estimado

12 aulas.

 

Material necessário

Colas variadas (como branca e para isopor), barbante, fita adesiva, tesouras sem ponta, papéis diversos e caixas. Embalagens, sobras de marcenaria, de tecido e de carpete. Brinquedos. Imagens de assemblages disponíveis em abr.io/assemblage_moma e abr.io/assemblage_itaucultural.


 

 




Desenvolvimento

 



1ª etapa

 

Pergunte se a turma sabe o que é assemblage. Mostre algumas imagens e converse sobre o significado delas, dando espaço para os estudantes fazerem associações livres. Pergunte sobre os materiais e objetos utilizados. Como o significado deles foi modificado? Peça que inventem uma história para uma das obras. Convide a todos a construir assemblages e organizar uma exposição para a comunidade escolar.

 

2ª etapa

Solicite que as crianças reúnam objetos como os sugeridos no item "material necessário" e uma caixa de sapato vazia, que será usada individualmente. Peça que formem duplas.

 

3ª etapa

Retome a apreciação das reproduções. Como os estudantes acham que as partes das obras foram unidas? A intenção é levantar os problemas enfrentados pelos artistas.

 

4ª etapa

Levante temas de interesse das crianças. Quais as brincadeiras e histórias que apreciam? Esses assuntos devem ser sugeridos como temas das assemblages que farão.

 

5ª etapa

Organize o momento de troca de material. Reunidos, os alunos podem começar a trabalhar. Registre como a turma une, por exemplo, dois objetos arredondados. Observe as preferências de materiais, temas e maneiras de compor as obras.

 

6ª etapa

Faça uma pausa, proponha uma observação coletiva e socialize os problemas e as soluções. Comente suas observações. Questione se a natureza dos materiais utilizados apresenta dificuldades específicas. Por exemplo, se a mesma cola usada para papel serve para vidro? E para plástico? Dê continuidade ao trabalho. Combine um prazo final.

 

7ª etapa

Encerradas as construções, exiba todas as obras e organize mais uma vez uma apreciação coletiva. Peça que todos falem sobre o que criaram e comentem os trabalhos dos colegas.

 

8ª etapa

Organize a exposição. Cada obra deve estar acompanhada por uma placa com o nome dos autores e o título. Oriente a elaboração de um cartaz informativo sobre esse tipo de arte. Convide a comunidade escolar para o evento.

 

Produto final

Exposição de assemblages.

 

Avaliação

Analise o que os alunos aprenderam sobre os materiais e como resolveram os problemas. Avalie se compreenderam o que é uma assemblage e se criaram significados para os objetos utilizados.

Aula de Artes: Cubismo


Aula de Artes: Cubismo

 


Objetivos

1) Estudar as características do Cubismo.

2) Produzir um desenho estilo cubista.

Comentários

O Cubismo foi um movimento artístico que surgiu por volta de 1917 e provavelmente é um dos mais comentados até hoje, seja pela fama de um de seus idealizadores, Pablo Picasso, seja pela revolução que o movimento provocou nas artes visuais. Com essa aula, espera-se que os alunos tomem contato com as características do cubismo e produzam uma obra com esse estilo.

Material

·         O texto sobre Cubismo, do UOL Educação, é um ótimo ponto de partida.

 

·         Outras imagens cubistas.

 

·         Material de desenho e/ou pintura.

Estratégia

1) Leitura e interpretação do texto.

2) Pesquisa (feita pelo alunos) sobre o movimento cubista, artistas e imagens.

3) Apresentação das pesquisas.

Atividade

Depois dos estudos realizados sobre o movimento cubista, os alunos irão produzir seu desenho cubista. Oriente-os para os seguintes passos:

1. Desenho de observação, de um mesmo objeto, por vários ângulos.

2. Unir os vários desenhos do mesmo objeto, de forma a compor uma obra do cubismo analítico ou sintético.

3. Observação de uma composição (natureza morta, por exemplo).

4. Desenhar a composição de vários ângulos no mesmo papel.

É importante que o professor oriente os alunos durante a atividade, levando em consideração as várias características do cubismo e suas vertentes, no uso da cor e de colagens, por exemplo.

Ao término da atividade, os alunos devem apresentar seu desenho final, indicando o processo que realizou para sua execução.

Sugestões

Se possível, faça com que os desenhos no papel se transformem em estudos para uma tela, produzindo-a.

Também, seria interessante elaborar uma exposição com os trabalhos na escola.

Aula de Artes: Tarsila do Amaral


Aula de Artes: Tarsila do Amaral





Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886.

Biografia

Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).

Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.

Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.

Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).

Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.

Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.

Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).

No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.

No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.

Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).

Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.

Características de suas obras

- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)



Principais obras de Tarsila do Amaral

- Auto-retrato (1923)
- Retrato de Oswald de Andrade (1923)
- Estudo (Nú) (1923)
- São Paulo – Gazo (1924)
- Antropofagia (1929)
- A Cuca (1924)
- Pátio com Coração de Jesus (1921)
- Chapéu Azul (1922)
- Auto-retrato (1924)
- O Pescador (1925)
- Manteau Rouge (1923)
- A Negra (1923)
- São Paulo (1924)
- Morro da Favela (1924)
- A Família (1925)
- Vendedor de Frutas (1925)
- Paisagem com Touro (1925)
- Religião Brasileira (1927)
- O Lago (1928)
- Coração de Jesus (1926)
- O Ovo ou Urutu (1928)
- A Lua (1928)
- Abaporu (1928)
- Cartão Postal (1928)
- Operários (1933)