domingo, 4 de novembro de 2012
Exposição de assemblages
Exposição de assemblages
Objetivos
- Estudar a natureza dos materiais.
- Apreciar e construir assemblages.
Conteúdo
- Assemblages.
Anos
2º ao 4º.
Tempo
estimado
12 aulas.
Material
necessário
Colas variadas (como branca e para isopor), barbante, fita
adesiva, tesouras sem ponta, papéis diversos e caixas. Embalagens, sobras de
marcenaria, de tecido e de carpete. Brinquedos. Imagens de assemblages disponíveis em abr.io/assemblage_moma e abr.io/assemblage_itaucultural.
Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte se a turma sabe o que é assemblage. Mostre algumas imagens
e converse sobre o significado delas, dando espaço para os estudantes fazerem
associações livres. Pergunte sobre os materiais e objetos utilizados. Como o
significado deles foi modificado? Peça que inventem uma história para uma das
obras. Convide a todos a construir assemblages
e organizar uma exposição para a comunidade escolar.
2ª etapa
Solicite que as crianças reúnam objetos como os sugeridos no
item "material necessário" e uma caixa de sapato vazia, que será
usada individualmente. Peça que formem duplas.
3ª etapa
Retome a apreciação das reproduções. Como os estudantes acham
que as partes das obras foram unidas? A intenção é levantar os problemas
enfrentados pelos artistas.
4ª etapa
Levante temas de interesse das crianças. Quais as
brincadeiras e histórias que apreciam? Esses assuntos devem ser sugeridos como
temas das assemblages que
farão.
5ª etapa
Organize o momento de troca de material. Reunidos, os alunos
podem começar a trabalhar. Registre como a turma une, por exemplo, dois objetos
arredondados. Observe as preferências de materiais, temas e maneiras de compor
as obras.
6ª etapa
Faça uma pausa, proponha uma observação coletiva e socialize
os problemas e as soluções. Comente suas observações. Questione se a natureza
dos materiais utilizados apresenta dificuldades específicas. Por exemplo, se a
mesma cola usada para papel serve para vidro? E para plástico? Dê continuidade
ao trabalho. Combine um prazo final.
7ª etapa
Encerradas as construções, exiba todas as obras e organize
mais uma vez uma apreciação coletiva. Peça que todos falem sobre o que criaram
e comentem os trabalhos dos colegas.
8ª etapa
Organize a exposição. Cada obra deve estar acompanhada por
uma placa com o nome dos autores e o título. Oriente a elaboração de um cartaz
informativo sobre esse tipo de arte. Convide a comunidade escolar para o
evento.
Produto final
Exposição de assemblages.
Avaliação
Analise o que os alunos aprenderam sobre os materiais e como
resolveram os problemas. Avalie se compreenderam o que é uma assemblage e se criaram
significados para os objetos utilizados.
Aula de Artes: Cubismo
Aula
de Artes: Cubismo
Objetivos
1)
Estudar as características do Cubismo.
2) Produzir um desenho estilo
cubista.
Comentários
O
Cubismo foi um movimento artístico que surgiu por volta de 1917 e provavelmente
é um dos mais comentados até hoje, seja pela fama de um de seus idealizadores,
Pablo Picasso, seja pela revolução que o movimento provocou nas artes visuais.
Com essa aula, espera-se que os alunos tomem contato com as características do
cubismo e produzam uma obra com esse estilo.
Material
·
Outras imagens cubistas.
·
Material de desenho e/ou pintura.
Estratégia
1)
Leitura e interpretação do texto.
2)
Pesquisa (feita pelo alunos) sobre o movimento cubista, artistas e imagens.
3)
Apresentação das pesquisas.
Atividade
Depois
dos estudos realizados sobre o movimento cubista, os alunos irão produzir seu
desenho cubista. Oriente-os para os seguintes passos:
1.
Desenho de observação, de um mesmo objeto, por vários ângulos.
2.
Unir os vários desenhos do mesmo objeto, de forma a compor uma obra do cubismo
analítico ou sintético.
3.
Observação de uma composição (natureza morta, por exemplo).
4.
Desenhar a composição de vários ângulos no mesmo papel.
É
importante que o professor oriente os alunos durante a atividade, levando em
consideração as várias características do cubismo e suas vertentes, no uso da
cor e de colagens, por exemplo.
Ao
término da atividade, os alunos devem apresentar seu desenho final, indicando o
processo que realizou para sua execução.
Sugestões
Se
possível, faça com que os desenhos no papel se transformem em estudos para uma
tela, produzindo-a.
Também, seria interessante elaborar
uma exposição com os trabalhos na escola.
Aula de Artes: Tarsila do Amaral
Aula de Artes: Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras
brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de
São Paulo), em 1 de setembro de 1886.
Biografia
Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).
Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.
Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.
Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).
Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.
Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).
No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.
No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.
Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).
Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.
Características de suas obras
- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)
Biografia
Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).
Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado Sagrado Coração de Jesus.
Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha, Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura.
Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador).
Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.
Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).
No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.
No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.
Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas).
Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.
Características de suas obras
- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)
Principais obras de Tarsila do Amaral
- Auto-retrato (1923)
- Retrato de Oswald de Andrade (1923)
- Estudo (Nú) (1923)
- São Paulo – Gazo (1924)
- Antropofagia (1929)
- A Cuca (1924)
- Pátio com Coração de Jesus (1921)
- Chapéu Azul (1922)
- Auto-retrato (1924)
- O Pescador (1925)
- Manteau Rouge (1923)
- A Negra (1923)
- São Paulo (1924)
- Morro da Favela (1924)
- A Família (1925)
- Vendedor de Frutas (1925)
- Paisagem com Touro (1925)
- Religião Brasileira (1927)
- O Lago (1928)
- Coração de Jesus (1926)
- O Ovo ou Urutu (1928)
- A Lua (1928)
- Abaporu (1928)
- Cartão Postal (1928)
- Operários (1933)
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