Português







O que tem mais cabimento,

Deslizar na canoa

Pelo rio barulhento

Ou ficar preso

no congestionamento?



O que é menos boboca

morar numa oca

Comendo paçoca

Ou viver rabujento

num apartamento



Qual a melhor cena

crescer numa aldeia

Enfeitado de penas

Ou numa cidade

cheia de antenas?



O que é mais civilizado

Deitar numa rede

E ficar sossegado

Ou correr contra o tempo

Sempre apressado?



O que é mais coerente

Viver no presente

Sempre contente

Ou viver no escuro

planejando o futuro



O que é menos primata

Andar pelado no meio da mata

Ou se apertar

Com um nó de gravata?



O que dá mais arrepio

Tomar banho no rio

mesmo no frio

Ou a assombração

Chamada poluição?



O que é mais desolado,

Um cocar emplumado

E o corpo pintado

Ou ser um cara pálida

Com ar desbotado?



O que é mais sensato

Correr pelo mato

Sem usar sapato

Ou ter chulé

E criar calo no pé?



Responda agora pra valer

melhor parecer,

com os alienígenas

Ou aprender

Com os indigénas!



( Cláudio Fragata)

Português Tipos de Texto Anúncio 











Português- Acentuação Gráfica



                O bode viu uma bota.
                O bode colocou a bota numa pata.
 E  ficou muito engraçado!
                Uma bota numa pata e três patas sem botas!
                O bode deu a bota para o rato.
                E o rato sumiu na bota.
                                         Mary França
Responda de acordo com o texto:
a)      Qual é o título?
b)      Quantos parágrafos possuem no texto?
c)       O que o bode viu?
d)      Onde o bode colocou a bota?
e)      Para quem o bode deu a bota?
f)       E o que aconteceu com o rato?

g)      Quem é a autora?
















 A festa da jararaca
A jararaca reparou
Uma festa com o peru
Mas o jacaré não vai,
Está brigado com o urubu.

O jacaré está chateado,
Pois pegou catapora
E a coruja para agradá-lo
Fez um suco de amora.

Atividades
a)Qual o título?
b)Que tipo de texto é esse?
c)O que a jararaca preparou?
d)Quem é que não vai a festa? Por que?
e)Porque o jacaré está chateado?
f)O que a coruja fez para agradá-lo?
g)Copie do texto as palavras escritas com  J, separe e classifique.

Singular e plural
Os nomes podem estar no singular ou no plural.
Singular indica um só elemento.
Plural indica mais de um elemento.Exemplo:aluno-alunos

1)Agora passe as palavras para o plural:
Joelho=                                  
Janela=
Anjo=
Canjica=
Jacaré=
Sarjeta=
Jararaca=
Gorjeta=
Jenipapo=
Jipe=
Coruja=
Suco=
Amora=
Peru=
Festa=
Urubu=
professora=
Chateado=
Menina=

TPC
Recorte , cole e copie 10 palavras com J





                     AS GÊMEAS
Kênia e Kélen são irmãs gêmeas.
Elas são tão parecidas que
todas as pessoas confundem uma com a outra.
A única diferença entre as meninas é que Kênia tem uma pinta no braço esquerdo. Mas é muito difícil vê-la.
As vezes, dona Kátia, a mãe das meninas, chama a atenção da Kênia achando que esta falando com Kélen, causando uma grande confusão!
  Fernanda Grandy e Juliana Paes

Atividades
a)Qual o título?
b) Quais são os substantivos próprios do texto?
c) Quais são os sinais de pontuação que aparece no texto?
d) Copie as palavras acentuadas no texto.

Antônimo
São palavras com significados contrários( também opostos ou inverso) uma das outras. Ex: dia –noite, magro- gordo, pequeno- grande, alto- baixo
Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª
( 1 ) pobre                  (    ) magro
( 2 ) quente                 (    )baixo
( 3 ) rir                                    (    ) mal
( 4 ) leve                     (    ) silêncio
( 5 ) azedo                  (    ) menos
( 6 ) pouco                  (    )gigante
( 7 ) começo               (    )longe
( 8 ) perto                   (    )fim
( 9 ) anão                    (    )muito
( 10 ) mais                  (    )doce
( 11) barulho              (    )pesado
( 12 ) bom                   (    )chorar
( 13 ) alto                    (    )frio
( 1 4) gordo                (    )rico

                        TPC
Escreva 15 palavras com a letra K


Sinônimos 

Sinônimo é quando as
palavras que têm significados idênticos ou muito semelhantes.
Exemplo: longe- distante
                tranqüilo – calmo
            saboroso –delicioso
            residência – casa

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª
( 1 ) ganhar                (    ) orar
( 2 ) decidir                 (    )contente
( 3 ) rezar                   (    ) caminhar
( 4 ) alegre                 (    ) receber
( 5 ) andar                  (    ) calmo
( 6 ) engraçado           (    )resolver
( 7 ) tranqüilo             (    )divertido
( 8 ) corajoso              (    )vadio
( 9 ) interrogar           (    )valente
( 10 ) preguiçoso        (    )perguntar
( 11) socorrer             (    )casa
( 12 ) trabalho            (    )sossegada
( 13 ) residência         (    )ajudar
( 1 4) tranqüila           (    )serviço

Complete como o modelo:

*Uma laranja= duas laranjas.
* Uma lata=
* Um lagarto=
* Um leão=
* Um lobo=
* Um porco=
* Uma lontra=

Dê o casal:
O coelho=
O gato=
O homem=
O menino=
O boi=
O cavalo=
O porco=
O peru=
O professor=


TIPO DE TEXTO
Texto Informativo: tem a função de informar.




Leão, o Rei dos animais
O leão , pertencente à classe dos Mamíferos, é conhecido como o rei dos animais. Tem um aspecto muito forte e a sua juba, à volta da cabeça, dá-lhe mesmo um aspecto majestoso.
Em média pesa cerca de 250 kg e mede 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura.
           O seu rugido pode ser ouvido a 9 km de distância, que costuma ser emitido quando sai em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito e ao amanhecer.
             Os leões são animais carnívoros, que se alimentam de , zebras, búfalos, gazelas, girafas e antílopes.
           É a leoa quem governa a família (muito corajosa e decidida). Quando várias famílias estão no mesmo local, as leoas revezam nos cuidados com os filhotes.            Geralmente, são elas que caçam para todo o grupo, enquanto o leão vigia o território.
         Os leões vivem em média de 20 a 25 anos.

Atividades
a)  Qual é o título?
b) A que classe pertence o leão?
c) Como ele é conhecido?
d) Como é seu aspecto e sua juba?
e)Quantos quilos ele pesa?
f) Quantos metros ele tem de comprimento e de altura?
g) A quantos quilômetros pode ser ouvido seu rugido?
h) Do que eles se alimentam?
i) Quem governa a família?
j) O que as leoas fazem?
k) O que leão faz, com relação a família?
l) Quantos anos eles vivem em média?
m) Quantos parágrafos têm esse texto?
n) Copie as palavras acentuadas em duas colunas
Acento Agudo
      Til

ACENTO CIRCUNFLEXO

Os acentos são símbolos que aparecem por cima das vogais, para dar sons diferentes às palavras.
O acento circunflexo é um desses sinais, mais conhecido como o “chapeuzinho do vovô”.
Ele pode aparecer apenas nas vogais: a – e – o, dependendo da palavra.

 
ambulância – português - ônibus
Esse tipo de acento define o que chamamos sílaba tônica das palavras, ou seja, o pedacinho da palavra que é falado com mais força e maior intensidade.
Exemplo: mara – vo – vo
Nessas palavras, as sílabas tônicas aparecem destacadas em alaranjado. Repita cada uma delas e perceba quais as sílabas falamos mais forte.
Então, podemos dizer que o acento circunflexo é usado para indicar o timbre fechado das vogais.
Quando o acento circunflexo está na última sílaba, a palavra é oxítona. Se aparecer na penúltima sílaba, a palavra é paroxítona. Palavras acentuadas na antepenúltima sílaba são chamadas de proparoxítonas e todas elas são acentuadas.
Veja outros exemplos:



 
ACENTO AGUDO
Os acentos são símbolos que aparecem por cima das vogais, para dar sons diferentes às palavras.
O acento agudo é um desses sinais, sendo um traço tombado para o lado direito. Ele pode aparecer em todas as vogais: a – e – i – o – u, dependendo da palavra.


cará – pé – Piauí – cipó - baú
Esse tipo de acento define o que chamamos sílaba tônica das palavras, ou seja, o pedacinho da palavra que é falado com mais força e maior intensidade.
Exemplo: vata - jacaíndio – fósforo - açúcar
Nessas palavras, as sílabas tônicas, também conhecidas como as sílabas mais fortes, aparecem destacadas em azul. Repita cada uma delas e perceba a diferença.

O acento agudo também é usado para abrir o som das vogais.
Quando o acento agudo está na última sílaba, a palavra é oxítona. Se o acento aparece na penúltima sílaba, a palavra é paroxítona. Palavras acentuadas na antepenúltima sílaba são chamadas de proparoxítonas e todas elas são acentuadas.
Veja outros exemplos:

USO DO TIL
Quando escrevemos usamos vários sinais diferentes, que modificam os sons das palavras. Um desses sinais é o “til”, que parece a letra s deitada (~).
O “til” é um sinal e não um acento.
Na língua portuguesa o “til” aparece em cima das vogais “a” e do “o”. Em outras línguas, pode aparecer em outras letras.
Não é correto fazer um til grande, que fique em cima de outras letras.
A vogal com o “til” se junta a outras letras nos seguintes casos: ã – ãs – ãe – ães - ão – ãos – ões – õe– õem.
O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca.
Repita as palavras e teste: anã, camarão, mãos, põe, balões, compõem.
Em alguns casos, quando indicamos que temos mais de duas coisas ou pessoas, usamos as palavras no plural, indicando uma quantidade maior. Leia o quadro e observe as diferenças:


Acentuação
A acentuação nos ajuda a saber como as palavras são acentuadas.


Acento agudo ( ´ )  marca uma pronúncia mais aberta.Exemplo: boné, caju, jacaré.

Acento circunflexo ( ^) marca uma pronúncia mais fechada.Exemplo: pêssego, Atlântico, você, ônibus, robô, metrô.

Til  ( ~ ) indica que as letras A e O representam vogais nasaisExemplo: alemã, órgão, portão, expõe, irmã, mão

1)Acentue corretamente as palavras:

tres                   balao               robo     
abobora             fuba                cao
pera                   voce               magico
mao                   chapeu          bau

2)Complete escrevendo um substantivo próprio:
a)      Cidade com S=
b)      Pessoa com A=
c)      País com B=
d)      Estado com P=
e)      Rua com J=
f)       Escola com P=
g)      Cachorro com T=
h)      Homem com L=
i)        Menina com V=

3)Dê o feminino:
Cavalo=
Pato=
Cachorro=
Leão=
Rei=
Papai=
Homem=

4) Passe para o plural:
milho=                        meia-
macaco=                     mesa-
maleta-                       mamadeira-
mochila=                    moeda=

Estrelas em greve
      Todas as noites, as mulheres se punham diante da televisão para ver as novelas. Os homens cochilavam no sofá e a criançada brincava com os computadores. Ninguém tinha tempo de olhar para o céu.
     Sem plateia, as estrelas decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A Lua, solidária com as amigas, aderiu ao protesto e também se escondeu.
      Foi um fuzuê no mundo inteiro. As galinhas, que dormiam com a estrela-d’alva, perderam o sono e deixaram de botar ovos. As corujas pararam de piar. Os tatus não saíram mais das tocas. Os grilos silenciaram. Os anjos da guarda, que desciam à noitinha para ninar as crianças, perdiam-se no caminho. As damas-da-noite não abriram mais suas pétalas. No escuro, o vento não enxergava nada e não sabia para onde soprar. Os poetas caíram em desânimo e a produção de poesia imediatamente cessou. Os agricultores ignoravam se era ou não a época certa para semear. As marés, desorientadas, subiam e desciam à deriva .
   Então, os homens descobriram que aquilo tinha a ver com o sumiço das estrelas. Chamaram os melhores astrônomos, mas eles não souberam explicar o ocorrido. Convocaram as feiticeiras para resolver o assunto, elas fizeram lá suas mandingas, mas não adiantou nada. A coisa estava realmente preta.
       Até que, numa noite, um homem saiu de casa e se pôs a contemplar o céu na escuridão. Lembrou que a mãe lhe ensinara a posição do Cruzeiro do Sul. Outro se juntou a ele e recordou as histórias de Lua cheia, quando aparecia o lobisomem. Um velho ouviu a conversa dos dois e veio contar que, em criança, tinha visto o Cometa Halley.Apareceu uma mulher e comentou que só cortava  os cabelos na Lua Minguante. Outra mulher falou que, havia alguns anos, vira uma estrela cadente e fizera um pedido. O marido ouviu-a e disse que o pedido era ter o amor dele pra sempre. Outro homem contou que lhe nascera uma verruga no dedo porque , quando garoto, apontara para as Três-Marias. Aos poucos, As pessoas foram saindo de casa e cada uma tinha sua história para contar sobre a Lua e as Estrelas.
      Quando estavam todos na rua olhando o céu vazio, as estrelas, que os observavam do fundo da noite, apareceram de surpresa, acendendo-se ao mesmo tempo. Foi lindo: parecia uma chuva de gotas prateadas. Em seguida, despontou a Lua, com seu brilho magnífico com um holofote.
      Aí todos entenderam o motivo daquela greve. E imediatamente, decidiram em consenso: podiam ver televisão, dormir no sofá e brincar com o computador todas as noites. Mas, de vez em quando, iriam dar uma espiadinha no céu no céu para ver o show das estrelas.
(Revista Nova Escola. São Paulo, Abril, Nov. 1997. N. 107.p.30 e 31











Textos Poéticos
Tem a função de despertar emoção, sentimentos.






MAMÃE
Mamãezinha, minha rainha,
sinto falta de você.
Você é minha amiguinha,
você é meu bem querer.

Faço  minha orações,
pensando sempre em você.
Agradeço sempre a Deus
por ter me presenteado você.

1)Responda
a)Qual é o título?
b)O que minha mãe é?
c)O que faço por minha mãe?
d)Porque sempre agradeço  a Deus?
e)Que tipo de texto é esse?
f)Que mês e dia vai ser o dia das mães?
g)Copie do texto as  palavras no diminutivo.
h)Pinte e copie as palavras que iniciam com M.
2) No quadro abaixo, pinte as palavras que têm acento agudo e copie as palavras que tem acento circunflexo.
Chapéu
Vigilância
Máquina
Camelô
Lápis
Milênio
Você
Cachê
Baú
Abóbora
Robô
Mágico
Calendário
Pêra
Fubá
Espírito
Café
Pêssego
Atlântico
Ônibus


3) Dê o diminutivo:
Pato-               Peru-
Mamãe-          Papai-
Presente-        Amiga-
Palito-             Pirulito-
                       
4) Passe as palavras para o plural
Professora                  Palhaço
Palito-                         Porco-
Pato-                           Macaco-
Padrinho-                    titio-

5) Dê o masculino:
Pata-               palhaça-
Perua-             professora-
Pavoa-             porca-
Madrinha-      menina-
Patroa-            leoa-
Doutora-         moça- 
Velha-             campeã-
Anã-                irmã-
Leitoa-            freguesa-
           


O PIQUENIQUE
  Ana tem uma cabana.
Ela convidou seus amigos: Núbia, Neide, Neto e Norberto para fazer um piquenique  na cabana.
De lanche ela deu banana nanica, sanduíches  e limonada a criançada.
                Todos comeram e brincaram no piquenique que Ana fez.
 Ana é uma menina muito educada!

Responda:
a)Qual o título do texto?
b)De quem é a cabana?
c)Quem foi que Ana convidou?
d)Quais os substantivos próprios que existem no texto?
e)Onde Ana fez o piquenique?
f)O que ela deu de lanche?
g)O que todos fizeram no piquenique de Ana?
h)Como é Ana?
i)Quantos parágrafos possuem  o texto?
j)Pinte no texto e copie todas as palavras com que tem N.
k)Pontue corretamente as frases abaixo com ? ou !
·  Como a praça está cheia___
·  Ai ___ Que dor de cabeça___
·  Quem é esta menina___
·  Puxa___ Que doce  gostoso__
·  Quantos anos você tem____
·  Nossa ___ Como você é legal___
·  Quantas horas são___
·  Como o céu está bonito__
·  Que dia é hoje___
·  Como você está bonita___
·  Você quer doce___
l)Procure no dicionário  os significados das palavras:
cabana-
piquenique-
educada-
         







1 - Faça um círculo em torno da palavra que for igual ao modelo:

Mano mono nano mano mona
Rama arma rana rama Mara
Pelo pelo pala palo lope
Fada dafa tada fada faba
Comida camisa comida cômodo camino
Pelota palito paleta pelota piloto
Formiga formigo amiga formato formiga
Tomate tamito mamute tomate tolete
Cama cana gala gama cama
Tampão tombão talão tamão tampão


2 - Complete com a letra que falta

D ou T



__ado
__ampa
__aça
__edo
__ois
__aco
__isco
__áxi
__ouro
__ucha
__ubo
__inta
__únel
__ormir
__entes
__iário
__esfile
__igre
__orre
__orta
__entista
__orre
__anque
__omate
__ecer
__esouras
__ifícil
__ambor
__artaruga
__oalha
__anque
__ôce
__ama
__elevisão
__alharim
__uro
__orneira
__oceira
__ono
__ubo
__eixou
__epois
__esabar
__escer
__etetive
__ragão
__elicioso
__emorou
__onte
__ele
__elegado
__erra
__inheiro
__omada
__ei
__ábua
__evia



3– Escreva um pequeno texto criativo com as seguintes palavras:
ducha toalha torneira dormir
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Separe as palavras das da atividade número 2 nas seguintes colunas:


monossílaba dissílaba trissílaba polissílaba
☺☺ ☺☺☺ ☺☺☺☺OU M MAIS
TE-LA GE-LA-DO CA-CHOR-RI-NHO









































5- Complete comP ou B :


__ata
__au
__ote
__au
__oca
__uma
__anho
__ipa
__aú
__ateu
__elo
__ala
__arba
__era
__alde
__eru
__arco
__arede
__urro
__anda
__omba
__érola
__olsa
__átio
__asto
__anco
__uzina
__alcão
__lanta
__incel
__alhaço
__osque
__igode
__epino
__iscina
__astão
__arraca
__orto
__onte
__eixe
__andeira
__otijão
__anetone
__arar
__úfalo
__olso
__almeira
__irâmide
__ulseira
__icicleta
__ailarina
__iaô
__iano
__otão
__ortão
__olegar
__anana
__é



6 – Passe para o diminutivo:



bata –________________________
bote –________________________
pão - ________________________
pata –________________________
bala –________________________
barco–________________________
bolsa –________________________
bandeira –_____________________
peixe –________________________
panetone–_____________________
palmeira –_____________________
bolso –________________________
piano –________________________
bicicleta–______________________
palhaço–______________________
banco–________________________

7 – Escreva um texto maluco usando as seguintes palavras:

bolso panetone bicicleta pão banco pátio portão

Não esqueça do parágrafo, a letra maiúscula no início da frase e o ponto final.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 - Pesquise em jornais ou revistas palavras que tenham as sílabas:

pa - pe - pi - po pu

10 – Pesquise e copie palavras com
PRA PRE PRI PRO PRU

















































11 – Passe para o diminutivo e aumentativo:

prato – pratinho – pratão

presente –________________________________________

provinha - ________________________________________

primeiro –_________________________________________

produto –__________________________________________

problema–_________________________________________

preto –____________________________________________

prego –____________________________________________

prova–____________________________________________

prateleira –_________________________________________