domingo, 10 de abril de 2011

Textos sobre a Páscoa

Estamos às vésperas da páscoa, e é uma data muito importante. Então estou colocando aqui uns textos informativos sobre o tema:

O que é Páscoa?

Páscoa significa renascimento, renascer,  é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
É uma das datas mais importantes festas do calendário judaico.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.


Como surgiu o Coelho?

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

        Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertilidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!


         Vamos ver agora como surgiu o chocolate...
       Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
        Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
        Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.


                            E o Ovo?

O ovo simboliza a ressurreição. Ele parece morto, mas guarda dentro de si, escondido, uma nova vida.                       É o símbolo da própria vida. Os ovos coloridos mais antigos foram encontrados em uma sepultura romano-germânica em Worms, por volta de 1300. A tradição dos ovos vem de países onde a Páscoa coincide com a primavera e o ressurgimento da natureza.
          Na Inglaterra os amigos colocavam mensagens e datas nos ovos e os davam de presente, uns aos outros. Hoje em dia, relacionamos ovo de Páscoa com ovos de chocolate. Mas, antigamente, os cristãos trocavam entre si ovos verdadeiros, como presente e mensagem. O ovo de chocolate só apareceu em 1828, quando a indústria de chocolate começou a desenvolver-se. No século XIX os ovos começaram a ser doces e decorados.