quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ATIVIDADE REALIZADA PELAS PROFESSORAS NEUSA E DIACUIPROFESSORA : Diacuí Soares da S. do Rosario TURMA: 2o. ano A ESCOLA MUNICIPAL PEDRO MORO REDESCHI PROFESSORA: Neusa Maria Alves Leitão TURMA: 3º. Ano D Atividade com Jogo: Dominó dos 14 Objetivos: Propiciar aos alunos a oportunidade de manusear material concreto nas operações de adição. Associação de idéia de quantidades Possibilidades de diferentes formas de agrupamentos com um mesmo resultado. Interação de idéias para chegar a um resultado Elaborar a representação gráfica a partir da disposição final das peças. Respeitar o ritmo de cada criança, sendo que podem auxiliar-se mutuamente. Desenvolvimento Em duplas, as crianças recebem um jogo de dominó. Jogam uma partida tradicional para familiarização com o material. Após isso, passa-se para a outra fase, quando o gráfico será apresentado pela professora, demonstrando o cartaz com a disposição dos elementos que se espera formarem. A soma das peças dispostas deverá ter 14 pontos, sendo duas sequências horizontais e duas verticais. Após finalizar, registrar nos cadernos, elaborando gráficos. Avaliação Houve um grande interesse nessa atividade, pois sentiram-se desafiados às possibilidades de encontrar os resultados. Alguns, porém, tiveram algumas dificuldades na execução da atividade no primeiro momento. Após, entenderam o raciocínio, contando com o auxilio dos colegas. Houve uma grande interação no grupo e a compreensão entre o nível concreto e a representação do gráfico.

PROFESSORA : Diacuí Soares da S. do Rosario
TURMA: 2o. ano A



ESCOLA MUNICIPAL PEDRO MORO REDESCHI
PROFESSORA: Neusa Maria Alves Leitão
TURMA: 3º. Ano D
Atividade com Jogo: Dominó dos 14


 Objetivos: Propiciar aos alunos a oportunidade de manusear material concreto nas operações de adição.
Associação de ideia de quantidades
Possibilidades de diferentes formas de agrupamentos com um mesmo resultado.
Interação de idéias para chegar a um resultado
Elaborar a representação gráfica a partir da disposição final das peças.
Respeitar o ritmo de cada criança, sendo que podem auxiliar-se mutuamente.

Desenvolvimento
Em duplas, as crianças recebem um jogo de dominó.
Jogam uma partida tradicional para familiarização com o material.
Após isso, passa-se para a outra fase, quando o gráfico será apresentado pela professora, demonstrando o cartaz com a disposição dos elementos que se espera formarem.
A soma das peças dispostas deverá ter 14 pontos, sendo duas sequências horizontais e duas verticais.
Após finalizar, registrar nos cadernos, elaborando gráficos.

Avaliação
Houve um grande interesse nessa atividade, pois sentiram-se desafiados às possibilidades de encontrar os resultados. Alguns, porém, tiveram algumas dificuldades na execução da atividade no primeiro momento. Após, entenderam o raciocínio, contando com o auxilio dos colegas. Houve uma grande interação no grupo e a compreensão entre o nível concreto e a representação do gráfico.