quinta-feira, 7 de março de 2013

Volta às aulas: o papel da escola e dos pais

 
Um dos momentos mais esperados na vida de uma criança, onde ela sente um misto de curiosidade, entusiasmo e medo...é o inicio do ano letivo!
Para os
veteranos a expectativa é pelas mudanças , novidades...reencontros. Para os que chegam à escola pela primeira vez predomina o temor do desconhecido...não apenas para a criança, mas à todos os envolvidos emocional e familiarmente (nos dias atuais precisamos abranger pais, avós, babás...) Em ambos os casos o mais importante é a fase de readaptação/adaptação.
Priorizar a
afetividade e a socialização no momento de receber os alunos é papel da escola. Cada criança que chega tem seu jeito de ser, sua individualidade...que aliada aos demais colegas que também estão chegando, forma-se um grupo de diferentes. O professor deve estar atento aos desejos das crianças, cabendo-lhe proporcionar um ambiente de integração, onde a aprendizagem flua dinâmica e participativamente. Satisfazer a curiosidade das crianças, apresentar a rotina, regras e combinações , devem ser expostas aos poucos para não acontecer acúmulo de informações, muitas das quais a crianças não consegue registrar e assimilar.A aprendizagem quando acontece com prazer, jamais é esquecida. E cabe aos adultos que a cercam, proporcionar esses momentos inesquecíveis.
Aos pais a tarefa de valorizar a escola e incentivar a criança , preparando-a para o reingresso/ingresso, preocupando-se com os detalhes ( materiais, uniforme...) fazendo com que a criança participe dos preparativos. Deixar claro para a criança qual é o papel da escola , do(a) professor(a), dos colegas..para que a confiança e a credibilidade nessa nova etapa da vida estudantil seja realmente aproveitada de maneira intensa e eficaz.
Os
pais devem estar bem informados sobre a metodologia e rotinas da escola, para que não ocorram dúvidas e desencontros . Caso isso ocorra, nunca devem ser questionados na frente das crianças. Deve haver integração entre família/aluno/escola para que haja respaldo e confiança de que todos desejam o melhor para a criança.Integrar seu filho a escola e permitir que seja educado para a vida é o maior desafio de todos os pais.

Mensagem escrita por

Tarcila do Amaral

Tarcila do Amaral

Traçando Arte conta de uma jeito especial e criativo a história da grande pintora e desenhista brasileira

 
 

PAPERMEM

Linda animação produzida pela Disney que combina técnicas digitais com o tradicional desenho à mão. Dirigido por John Kahrs, Paperman, foi indicado ao Oscar de melhor curta de animação. O desenho minimalista em preto e branco conta a história de um encontro casual entre dois jovens, em meados do século, na cidade de Nova Iorque.

Com uma história simples e bem construída, o filme conquista e emociona. Confira:

 

SISTEMA DIGESTÓRIO

VIDEO:Funcionamento do Sistema Digestório

 
ASSISTIR:
 
ATIVIDADES:
 
PARA APRENDER MAIS LEIA ESTES TEXTOS INFORMATIVOS EM CASA:
 
 
 
 
RESOLVA AS ATIVIDADES:
 
 
 
 
 
 

















 

CELULAS E TECIDOS

 
 
Níveis de Organização do Corpo Humano
No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham, juntos, uma determinada função. Esses grupos de células são os tecidos.
Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Tecido epitelial
As células do tecido epitelial ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal função revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa da pele, e internamente, reveste órgãos como a boca e o estômago.
O tecido epitelial também forma as glândulas – estruturas compostas de uma ou mais células que fabricam, no nosso corpo, certos tipos de substâncias como hormônios, sucos digestivos, lágrima e suor.
Tecido conjuntivo
As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo.
Esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem características próprias. Por essa razão, ele é subdividido em outros tipos de tecidos. São eles: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo.
O tecido adiposo é formado por adipócitos, isto é, células que armazenam gordura. Esse tecido encontra-se abaixo da pele, formando o panículo adiposo, e também está disposto em volta de alguns órgãos. As funções desse tecido são: fornecer energia para o corpo; atuar como isolante térmico, diminuindo a perda de calor do corpo para o ambiente; oferecer proteção contra choques mecânicos (pancadas, por exemplo).
Imagem de microscópio óptico de tecido adiposo. Note que as linhas são as delimitações das células e os pontos roxos são os núcleos dos adipócitos. A parte clara, parecendo um espaço vazio, é a parte da célula composta de gordura.
 
Tecido conjuntivo
Tecido cartilaginoso forma as cartilagens do nariz, da orelha, da traquéia e está presente nas articulações da maioria dos ossos. É um tecido resistente, mas flexível.
Nariz e orelha são formados por cartilagem.
Células cartilagíneas vista ao microscópio óptico.
O tecido ósseo forma os ossos. A sua rigidez (dureza) deve-se à impregnação de sais de cálcio na substância intercelular.
O esqueleto humano é uma estrutura articulada, formada por 206 ossos. Apesar de os ossos serem rígidos, o esqueleto é flexível, permitindo amplos movimentos ao corpo graças a ação muscular.
O tecido sangüíneo constitui o sangue, tecido líquido. É formado por diferentes tipos de células como:
  • os glóbulos vermelhos ou hemácias, que transportam oxigênio;
  • os glóbulos brancos ou leucócitos, que atuam na defesa do corpo contra microrganismos invasores;
  • fragmentos (pedaços) de células, como é o caso das plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.
A substância intercelular do tecido sanguíneo é o plasma, constituído principalmente por água, responsável pelo transporte de nutrientes e de outras substâncias para todas as células.
Componentes do sangue visto em microscópio eletrônico. As células vermelhas são os glóbulos vermelhos e a branca o glóbulo branco.
 





 
 
ALUNO (A):________________________5°  ANO – DATA : ___/___/_____
Professora: MARIA ALICE
AVALIAÇAO DE CIÊNCIAS
 
1) A adolescência se inicia com a puberdade. A puberdade é um período de muitas mudanças físicas e psicológicas. Os sistemas genital feminino e genital masculino são formados por diferentes órgãos.
Coloque ( F ) para os órgãos genitais femininos e (M ) para os órgãos genitais masculinos: (1,0)
 
(     ) Testículos
(     ) espermatozóides
(     )Tubas Uterinas
(     ) Ovários
(      ) Canal deferente
(     ) Pênis
(     ) Vagina
(     ) Próstata
(    )  óvulos
(     ) Útero
 
2) A formação do corpo humano é constituída da seguinte ordem: faça um (X) na resposta certa. (1,0)
(     ) Tecidos – células- sistemas - órgãos.
(     ) Órgãos – células – tecidos -  sistemas.
(     ) Sistemas – tecidos – órgãos – células.
(     ) Células – tecidos – órgãos – sistemas.
(     ) Células – órgãos – tecidos – sistemas.
 
3) Célula é: faça um (X) na resposta certa. (1,0)
(    ) Um grupo especializado em desempenhar uma mesma função.
(    ) A unidade que compõe qualquer ser vivo
(    ) A responsável pela digestão dos alimentos.
(    ) Órgãos externos do corpo humano.
 
4) No desenho abaixo localize as partes de uma célula. (1,0)
 
 
 
5) Assinale as alternativas corretas: (1,0 )
 
a) - É a parte que controla todas as atividades da célula:
 (     ) membrana                (      ) citoplasma              (      ) núcleo
b) - Fica entre a membrana e o núcleo e sua função é alimentar a célula.
(     ) membrana                (      ) citoplasma              (      ) núcleo
c) – Envolve e protege a célula.
(     ) membrana                (      ) citoplasma              (      ) núcleo
 
6) O sistema que coordena todas as reações e respostas aos estímulos internos e externos é o: faça um (X) na resposta certa. (1,0)
(     ) O tecido nervoso
(     ) O sistema digestório
(     ) O sistema nervoso
 
7) O sistema nervoso é formado pelos seguintes órgãos: faça um (X) na resposta certa. (1,0)
(    ) cérebro e bulbo e nervos
(    ) encéfalo , medula espinhal e nervos
(    ) bulbo, cerebelo e cérebro
 
 
 
7) Escreva o nome desta célula e explique sua principal função. (1,0 ) ________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 

Pindorama

VIDEO: Pindorama

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender o processo histórico de povoamento do Brasil
• Conhecer suas origens;
• Conhecer a organização racial do Brasil
• Conhecer e identificar a organização geográfica do Brasil;
• Ampliar o vocabulário;
• Melhorar a linguagem oral e escrita.

LETRA DA MUSICA:

PINDORAMAPindorama, Pindorama
É o Brasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal

Fica além, muito além
Do encontro do mar com o céu
Fica além, muito além
Dos domínios de Dom Manuel

Vera Cruz, Vera Cruz
Quem achou foi Portugal
Vera Cruz, Vera Cruz
Atrás do Monte Pascoal

Bem ali, Cabral viu
Dia 22 de abril
Não só viu, descobriu
Toda a terra do Brasil

Pindorama, Pindorama
Mas os índios já estavam aqui
Pindorama, Pindorama
Já falavam tudo em tupi

Só depois vêm vocês
Que falavam tudo em português
Só depois, com vocês
Nossa vida mudou de uma vez

Pero Vaz, Pero Vaz
Disse numa carta ao rei
Que no altar, sob a cruz
Rezou missa o nosso frei

Mas depois, seu Cabral
Foi saindo devagar
Do país tropical
Para as Índias encontrar
Para as Índias, para as Índias
Mas as índias já estavam aqui
Avisamos, olha as índias!
Mas Cabral não entende tupi

Se mandou para o mar
Ver as índias em outro lugar
Deu chabu, deu azar
Muitas naus não puderam voltar

Mas enfim, desconfio
Não foi nada ocasional
Que Cabral, num desvio
Viu a terra e disse: Uau!
Não foi não, foi um plano imperial
Pra aportar seu navio num país monumental

A Álvares Cabral
A El-rei Dom Manuel
A índio do Brasil
E ainda a quem me ouviu

Vou dizer, descobri
O Brasil ta inteirinho na voz
Quem quiser vem ouvir
Pindorama ta dentro de nós

A Álvares Cabral
A El-rei Dom Manuel
Ao índio do Brasil
E ainda a quem ouviu

Vou dizer, vem ouvir
É um país muito sutil
Quem quiser descobrir
Só depois do ano 2000!

O/a professor/a analisa com as crianças cada estrofe da música e vai construindo um texto coletivo com as informações resgatadas dos conhecimentos prévios dos alunos e dos textos informativos trazidos por ele/a.

Segundo momento:

Com o auxílio de um mapa Mundi, levar as crianças a analisarem e localizarem o Brasil, Portugal. Depois da localização, conversar com as crianças sobre a situação do Brasil naquela época e como está hoje, a situação política, enfatizando as mudanças positivas, bem como os habitantes que aqui estavam quando os portugueses chegaram.

Fonte: In: http://www.apolo11.com/imagens/mapas/mundo/mundo_fisico.jpg acesso em 16/10/2009


Depois da análise dos mapas, a partir dos textos e das palavras que aparecem na música Pindorama, o professor pede que as crianças façam um levantamento escrito das palavras desconhecidas. Todos pesquisarão em dicionários o significado de tais palavras enriquecendo assim seus vocabulários.


Terceiro momento:

Enviar para casa uma pesquisa a ser feita com um levantamento das tribos que viviam no Brasil naquela época, contemplando seus hábitos, modos de vida, lazer, crenças, etc. No retorno dessa atividade montar com as crianças painéis com gravuras de índios, separadas pelas tribos.
Caso a escola disponha de aulas de informática, fazer um trabalho interdisciplinar em que as crianças poderão criar ilustrações da história, com softwares educativos, onde darão vida às suas descobertas.
Nesse momento poderão brincar com o mapa do Brasil. O professor pode xerocar todos os estados brasileiros, dar para as crianças colorirem, colarem em papel mais duro, recortarem e depois, em uma grande roda, montar um grande mapa do Brasil em forma de QUEBRA CABEÇA.

SUGESTÃO:
Pode-se ainda utilizar o recurso de mandar cartas para crianças portuguesas contando como nosso país está hoje e perguntando algumas curiosidades sobre Portugal. Dessa forma serão contemplados vários conteúdos possibilitando a interdisciplinaridade.

BING BANG


ABC da Astronomia- Episódio 3- Big Bang

 

FASES DA LUA E ECLIPSES

VIDEO: Ep. 07 - Fases da Lua - ABC da Astronomia - TV Escola 
 
 

 
Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu[1]. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos[2]. É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre a lua nesse caso.
Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.

VIDEO: Pangéia - o super continente


Conteúdo do 5º Ano.

Pangéia - o super continente

Pangeia

Pangéia foi o nome dado ao continente que, segundo a teoria da Deriva continental, existiu até 200 milhões de anos, durante a era Mesozóica. A palavra origina-se do fato de todos os continentes estarem juntos (Pan) formando um único bloco de terra (Geia). Por outro lado, estudando-se a mitologia grega, encontramos: Pan, como o deus que simbolizava a alegria de viver, e Geia, Gaia ou Ge como a deusa que personificava a terra com todos os seus elementos naturais.

DIA DO CIRCO

DIA DO CIRCO

ATIVIDADES