História

3º Bimestre

                             FAMILIA
É o nosso primeiro grupo social com o qual convivemos.
        Nossa família tem uma história. É uma história cheia de gente, nossos avos, irmãos, tios, primos e outras tantas pessoas. A história de nossos avós e dos nossos pais nos mostra como os hábitos e costumes deles acabam também fazendo parte de nossa vida e da nossa história.


   A COMUNIDADE FAMILIAR
        A família é uma pequena comunidade. É o primeiro grupo do qual fazemos parte.
        As famílias são diferentes: podem ser grandes ou pequenas.
        Algumas famílias são formadas pelo pai, pela mãe e pelos filhos.Em outras, os filhos moram ou com o pai ou com a mãe. Há casos em que as crianças moram com os avós ou outros parentes.
        Os parentes, avós paternos e maternos, tios, tias, primos e primas, também fazem parte da família.
        O sobrenome indica a que família a pessoa pertence.
        Toda família tem sua história.
        Em uma família todos devem colaborar.
Atividades:
a)          O que é uma comunidade familiar?
b)  O que o sobrenome indica?
c)  O que devemos fazer em uma família?
       
Como é formada a família
        A família pode ser definida como um grupo de pessoas ligadas por descendência, ou seja, dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco.
        Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, que vem de herança de um parente em comum, geralmente bem antigo.
        Vamos identificar os membros da família:
·       Pai e mãe = você nasceu da união deles.
·       Irmão ou irmã = nasceram também da união de seus pais.
·       Avós maternos = são os pais de sua mãe.
·       Avós paternos = são os pais de seu pai.
·       Tias ou tios maternos= são os irmãos de sua mãe.
·        Tias ou tios paternos= são os irmãos de seu pai..
·       Primos =  são os filhos de seus tios ou tias tanto maternos ou paternos.
Existe ainda:
·       Sogro ou sogra
·       Cunhada ou cunhado
·       Genro e nora.
Pesquise e responda:
a)  Escreva o nome de sua mãe?
b)  Escreva o nome de seu pai?
c)  Escreva o nome de seus avós maternas?
d)  Escreva o nome de seus avós paterno?
e)  Se tem irmão, escreva os nomes?
f)    O nome de um tio ou tia materna?
g)  O nome de um tio ou tia paterna?
h)  Os seus primos são filhos de seus tios ou tias. Então escreva o nome de seus primos.
i)    Quem é o sogro e a sogra do teu pai?
j)     Quem é o sogro e a sogra do tua mãe?
k)  Cite o nome de um cunhado ou cunhada de tua mãe?
l)    Cite o nome de um cunhado ou cunhada de teu pai?
m)Quem é o genro dos teus avós materno?
n)  Quem é a nora dos teus avós paternos?

Vivendo em Família
               Para viver bem em família todos os integrantes devem ser unidos, respeitando e ajudando uns aos outros, com amor, carinho e respeito. Cada membro da família deve participar nas obrigações da casa:
·       Lavando a louça.
·       Arrumando a cama.
·       Cuidando das plantas.
·       Ajudando a carregar o lixo.
·       Arrumando os brinquedos.
·       Varrendo a casa e outros.
A cooperação e o respeito entre as pessoas da família fazem
dela uma comunidade.
Atividades:
·       Que atividades que você realiza em sua casa, onde mostra sua cooperação e participação familiar. É o dever de um bom filho ajudar nas tarefas de casa.

As Diversões em Família
Todas as pessoas precisam descansar e se divertir, ou seja, tem
direito ao lazer. Ter momentos agradáveis como:
·       Visitar um sitio.
·       Ir nas festas de casamentos, aniversários, batizados, entre outros.
·       Ir a praia.
·       Praticar esportes.
·       Acampar.
·       Ir ao cinema.
·       Ir ao parque.
·       Ler livros ou revistas.
·       Assistir televisão e outros.
Atividades
·       Explique como sua família realiza seus momentos de lazer, o que fazem para que isso aconteça?

Família e Outros Grupos Sociais
        A família é a base da sociedade. A sociedade é formada por famílias. Sem a família não existiria a sociedade. É na família que o ser humano começa a se preparar para viver na sociedade, aprendendo a amar, respeitar, cooperar e até ter  uma compreensão de como enfrentar os problemas da vida.

                        Amigos e Vizinhos
        Os nossos amigos e os nossos vizinhos são pessoas que conviemos, nos relacionamos e até brigamos, mas que amamos. Eles sempre estão dispostos a nos ajudar. Todos eles como nós fazem parte da sociedade, da comunidade. Todas as famílias da nossa comunidade (bairro), fazem parte da formação da sociedade. Nas comunidades encontramos diversos tipos de famílias, de diferentes  raças e formação social.

                        Grupos Religiosos
        Além das necessidades materiais, o ser humano procura entender o mundo e explica as coisas e a finalidade de sua própria vida. Assim a família procura seguir uma religião para que os componente dessa família desenvolvam uma formação religiosa e sejam bons cidadãos.

                                Associações
        Nas comunidades se reúnem grupos de pessoas que desenvolvem atividades para o bem comum. Esses grupos são chamados de associações. Eles podem ser:
·       Desportivos.           *Políticos.               *Sindicais.
·       Clube de mães.      * Conselho escolar.
Atividades
a)  Escreva o nome de   dois vizinhos?
b)  Qual é a sua religião?
c)  E qual é a sua igreja?
d)  Desenhe sua família e escreva seus nomes.

BRINCADEIRAS
Brincar sempre foi o entretenimento favorito das crianças, desde os tempos de nossos avós, isso deixa evidente a pureza dessa fase tão deliciosa. Com o tempo, as formas de se aproveitar a infância foram se modificando e hoje a criançada tem hábitos totalmente modernizados.
O costume de brincar na rua de pega-pega, pular corda, bolinha de gude e esconde-esconde está sendo deixado de lado diante da magia proporcionada pelo mundo digital. Agora as crianças preferem ficar horas jogando na frente de um computador ao invés de optar por uma brincadeira tradicional, que estimule os seus movimentos e a criatividade.
As brincadeiras antigas conseguem dar mais personalidade a infância e também evitam que as crianças se tornem sedentárias. Os jogos eletrônicos estimulam o raciocínio dos pequenos, mas criam um mundo onde a fantasia já foi moldada e não precisa ser criada.
As brincadeiras são sinônimas, de alegria, e acima de tudo saúde, pois elas com toda certeza traz muitas vivacidades para a vida de todas, e quaisquer crianças. Ou seja, as brincadeiras fazem parte do mundo das crianças. Sendo assim, todas as crianças devem fazer de sua infância uma verdadeira brincadeira. Já que as brincadeiras, obviamente fazem parte da vida das crianças, e nada mais aconselhável do que brincar. Pois as brincadeiras auxiliam grandemente a imaginação, e colabora para que várias habilidades dos pequenos sejam desenvolvidas. E sem elas, a infância não fica mais alegre e feliz.

            BRINCADEIRAS ANTIGAS

Antigamente não existiam muito brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.
No tempo dos meus avós, os brinquedos eram construídos por eles. Os carrinhos eram feitos de lata ou madeira, quanto aos brinquedos das meninas eram feitos de pano, cartão ou porcelana. No entanto, as crianças pouco brincavam pois tinham que ajudar os pais nas tarefas diárias. Desde muito novos começavam a trabalhar no campo. Com o passar dos tempos, os brinquedos foram evoluindo eram mais resistentes, mas continuavam caros. As crianças preferiam brincar na rua a jogar ao pião ou ao berlinde, a macaca, a fazer corridas. Atualmente os brinquedos já são mais acessíveis, podem comprar-se em qualquer l.ado, porém os que estão na mo

                        2º Bimestre

HISTÓRIA DO BAIRRO – ORIGEM E TRANSFORMAÇÃO
Os dados relacionados abaixo têm por base o depoimento da senhora Alzemides Maria Pissaia Augusto.
         A entrevistada nasceu no dia 17/02/1937, em São José dos Pinhais, na localidade de Campina do Taquaral.
         Em 1968, mudou-se para o Bairro Braga, onde reside até hoje.
         A senhora Alzenides, lembra que, nesta época, a igreja São Pedro estava em construção, aos cuidados do Padre Francisco e Padre José.
         Aos domingos, as famílias participavam das missas nas quais as moças usavam véu branco enquanto as senhoras usavam véu preto.
         Na casa onde reside, antigamente não existia rua e sim, um “carreiro”, por onde passavam para ir ao centro da cidade. As ruas existentes nas proximidades eram: a rua Tomazina e a rua Joinville (em frente a Escola Pedro Moro) por onde passava a Lapeana e todo o movimento.
         Não havia luz elétrica nem água encanada. Os moradores faziam uso da água de poço e tomavam banho em bacias. Velas e lampiões eram usados como meios de iluminação.
         As pessoas andavam a pé ou de bicicleta e quem precisasse ir para o centro de Curitiba, deveria ir ao centro da cidade apanhar o ônibus.
         As profissões que mais se destacavam para os homens eram: pedreiro, carpinteiro e encanador e a maioria dos trabalhos eram realizados em Curitiba. As

mulheres em sua maioria, cuidavam do lar e seus filhos, algumas costuravam.
         No comércio o destaque era o armazém do “Seu Quinco”, que vendia fiado aos clientes, anotando as compras em uma “caderneta”. O acerto era feito no final do mês.
         No centro de São José dos Pinhais destacavam-se as Lojas Pernambucanas e Tecidos Urca. Não existiam panificadoras, as pessoas faziam os próprios pães em casa. Esporadicamente, passava o Sr Juvelino com sua carroça vendendo pães e chineques.
         Os meninos brincavam de bolinha de gude, pipa, futebol de campo e as meninas de boneca e de casinha. Não saíam de casa. Não existia televisão, apenas rádio de bateria ou de pilha, motivo pelo qual as pessoas conversavam mais naquela época.
         A alimentação era mais natural e o prato mais consumido em sua família era polenta, frango e radite.
         Havia poucas escola e as crianças caminhavam longas distâncias, usavam como uniforme um guarda-pó branco e o material escolar era levado em “bocós” ou sacos de arroz e as crianças obedeciam às professoras.
         Aos domingos as pessoas se reuniam com a família.
         Fazendo um paralelo entre a época antiga e atual, a senhora afirma que antigamente a dificuldade era maior, porém as pessoas eram mais livre e não enfrentavam a violência atual (assaltos, seqüestros). Seguiam uma religião, os filhos obedeciam e respeitavam seus pais, bem como as normas da sociedade.
         No mundo de hoje tudo é mais fácil, porém as relações humanas ficaram mais fragilizadas.

ATIVIDADES - O BAIRRO DA NOSSA ESCOLA
              Utilize o texto para responder
1-   Responda:
a- Como é o nome do bairro onde fica nossa escola?
b- O nome da nossa Escola é?
2-   LEIA:
"O nosso bairro tem uma história, então têm uma origem e passou por muitas transformações até estar como é hoje".

Sabendo disso, marque um X na resposta certa:
(  ) antigamente não existiam ruas;
(  ) Não havia luz elétrica nem água encanada;
(  ) As pessoas andavam a pé ou de bicicleta;
(  ) Profissões dos homens: carpinteiro, encanador e carpinteiro;
(  ) As mulheres cuidavam do lar e dos filhos;
(  ) No comércio era os "armazéns", que vendiam fiado, anotando em cadernetas as dividas;
(  ) Os meninos brincavam de bolinhas de gude,pipa e futebol;
(  ) As meninas brincavam de boneca e de casinha. Não saiam de casa;
(  ) Não existia televisão somente rádio de bateria ou pilha;
(  ) A alimentação era natural;
(  ) Havia poucas escolas e as crianças tinham que andar longas distancias até chegar a escola;
(  ) O uniforme das crianças era os guarda-pó  branco.
(  ) O material escolar era levado em "bocós" ou sacos de arroz e as crianças obedeciam   as professoras.
(  ) Aos domingos as pessoas se reuniam com a família;

3- Complete as frases:
Fazendo uma comparação do ontem e o hoje, o que observamos no texto:

a) Antigamente tudo era mais________________,
porém as pessoas eram mais______________e
não enfrentavam tanta____________________.

b- Seguiam uma _______________, os filhos ______________e_____________  os pais.

c)Nos dias de hoje as coisas são mais________
_______, porém as relações humanas ficaram mais____________________.

4) No bairro antigamente havia igreja? Qual o nome?
5) Como as pessoas  se locomoviam antigamente?
6)Marque V para as frases verdadeiras e F paras as frases falsas:
 Havia poucas moradia.
         Tinha muitas casas e prédios.
         Estradas eram de barros, caminhos.
         Casas eram simples de madeira.
         A igreja era São Pedro.
         Tinha muitas escolas.
         A Escola Pedro era igual hoje.
         Os alimentos comprados eram no armazém.
As lojas que tinha em nossa cidade era Pernambucas e Tecidos Urca .
         Não havia luz elétrica e água encanada
Usavam velas e lampiões.



Profissões
            Algumas profissões que existem durante muitos anos quase não existem mais ou acabaram de vez. Muitas se modificaram e surgiu novas profissões para realizar atividades que não existem. Antes do computador, os textos eram datilografados em máquinas de escrever. Hoje são digitados.
             PROFISSÕES ANTIGAS DO BAIRRO – VILA BRAGA
·        Padeiro –entregava pão em casa;
·        Leiteiro – entregava o leite em casa;
·        Barriqueiro – fazia barricas de madeira;
·        Carvoeiro – fazia carvão;
·        Leiteiro – que entregava o leite.
·        Amolador de facas – que afiava facas e tesoura;
·        Motorneiro- que conduzia o bonde;
·        Professora de pintura em tecido;
·        Ferreiro – fazia ferraduras, rodas de carroça entre outros;
·        Datilógrafa – que datilografava textos;
·        Musico - gaiteiro
·        Alfaiate – que fazia roupas para homens;
·        Costureira que fazia roupas para mulheres;
·        Consertador de panelas- troca os cabos de panelas;
·        Sapateiro- conserta sapatos.

A VIDA EM COMUNIDADE
         O ser humano não vive só. Em nossa vida, participamos de diversos grupos, criando laços afetivos e formando comunidades. A primeira delas é a família. A escola onde você estuda também forma uma comunidade na qual convivem alunos, professores e funcionários.

a)              Marque um x de como era formado o comércio do bairro;
(  ) as casas eram de madeira
(  )A Rua Joinville era asfaltada
(  )Armazém
(  ) Muitas lojas
(  ) Fármacia
(  ) panificadora
b)    Marque um V para as verdadeiras e F para as falsas
(   ) Havia poucas moradias
(   ) Tinha muitas casas e prédios.
(   ) Estradas eram de barros e caminhos.
(   ) Casas simples e de madeiras
(   ) A rua Joinville era asfaltada.
(   ) A igreja era São Pedro
(   )  armazémagina que era o Bairro Braga
(   ) As familias se visitavam
(   ) Tinha muitas escolas
(   ) A escola Pedro moro era igual hoje.
(   )As esolas eram distantes

c)     Complete as frases com as palavras abaixo:
Profissão      existir           surgiram       população

* As ______________ mudam de acordo com as necessidades da ___________________
* Com as mudanças muitas profissões deixaram de __________com isso outras _____________
        
OS SERVIÇOS PÚBLICOS DO BAIRRO E O BEM-ESTAR DE TODOS
            Serviços como fornecimento de água tratada e encanada, coleta de lixo, o fornecimento de energia elétrica e a coleta e tratamento de esgoto, por exemplo, são conhecidos como serviços públicos.
            Os serviços públicos são realizados pelo governo ou por empresas contratadas por ele.
            Todas as pessoas tem direito a esses serviços públicos para viver de forma mais saudável e com mais conforto.
            TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
            Antes da água chegar às torneiras das casas, a água dos rios é tratada. A água suja e os desejos produzidos nas casas e outros prédios formam o esgoto, que deve ser tratados antes de ser lançados nos rios ou no mar, mas nem sempre isso acontece. Em muitos lugares não há rede de tratamento de água nem coleta de lixo e tão pouco tratamento de esgoto, assim, o esgoto é lançado diretamente nos rios e no mar causando a poluição das águas.
            ENERGIA ELÉTRICA
            A energia elétrica é para iluminação de ambientes e vias publicas, além de possibilitar o uso de aparelhos elétricos.
            COLETA DE LIXO
            A coleta do lixo contribui para a higiene e a limpeza das ruas do bairro, onde moramos, prevenindo o aparecimento de doenças. Os lixos coletados devem ser levados para aterros sanitários. Nas cidades  que não tem aterro sanitários, o lixo é jogado geralmente nos lixões.
            LAZER E CULTURA
            É importante que nos bairros existam parques com áreas verdes, centros desportivos, teatros e bibliotecas, para que os moradores possam praticar atividades culturais, de recreação e lazer.
            EDUCAÇÃO BÁSICA
            A educação básica é direito de toda a população e um dever do governo. Para isso os governantes constroem e mantém as escolas publicas, onde as pessoas podem estudar gratuitamente.
            SAÚDE
            Os bairros devem ter hospitais e postos de saúde. Assim, os moradores podem realizar consultas e tratamentos médicos, as crianças e idosos podem ser vacinados, etc.
            TRANSPORTE
            Diariamente, as pessoas se locomovem de um lugar para outro: para o trabalho, para a escola ou para fazer suas compras e realizar atividades de lazer. Por isso, é necessário que os serviços de transporte coletivo sejam eficientes e atendam às necessidades das pessoas.

TIPOS DE MORADIA
Moradia é a casa onde nós vivemos.
Existem muitos tipos de moradias, casas grandes, pequenas, prédios, casa de praia, de campo, etc.
Os homens também inventaram diferentes modos de construir suas moradias e para isso usaram diversos materiais: madeira, pedras, tijolos, gelo, etc.
Desenhe a sua casa .
DIFERENTES TIPOS DE MORADIAS
                As pessoas fazem suas moradias de acordo com suas necessidades e possibilidades.Para isso, utilizam materiais de que dispõe nos lugares onde moram.


BUSCANDO ALTERNATIVAS
                As pessoas estão sempre procurando alternativas para construir suas moradias.Hoje com o avanço da tecnologia, além do tijolo, da madeira e do concreto, outros materiais mais leves como o gesso e o isopor são usados na construção de moradias.
                Para levantar as paredes com esses materiais, basta unir as placas como em um jogo de montar. Por isso, podem ser construídas em pouco tempo.