quinta-feira, 7 de março de 2013

Pindorama

VIDEO: Pindorama

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender o processo histórico de povoamento do Brasil
• Conhecer suas origens;
• Conhecer a organização racial do Brasil
• Conhecer e identificar a organização geográfica do Brasil;
• Ampliar o vocabulário;
• Melhorar a linguagem oral e escrita.

LETRA DA MUSICA:

PINDORAMAPindorama, Pindorama
É o Brasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal

Fica além, muito além
Do encontro do mar com o céu
Fica além, muito além
Dos domínios de Dom Manuel

Vera Cruz, Vera Cruz
Quem achou foi Portugal
Vera Cruz, Vera Cruz
Atrás do Monte Pascoal

Bem ali, Cabral viu
Dia 22 de abril
Não só viu, descobriu
Toda a terra do Brasil

Pindorama, Pindorama
Mas os índios já estavam aqui
Pindorama, Pindorama
Já falavam tudo em tupi

Só depois vêm vocês
Que falavam tudo em português
Só depois, com vocês
Nossa vida mudou de uma vez

Pero Vaz, Pero Vaz
Disse numa carta ao rei
Que no altar, sob a cruz
Rezou missa o nosso frei

Mas depois, seu Cabral
Foi saindo devagar
Do país tropical
Para as Índias encontrar
Para as Índias, para as Índias
Mas as índias já estavam aqui
Avisamos, olha as índias!
Mas Cabral não entende tupi

Se mandou para o mar
Ver as índias em outro lugar
Deu chabu, deu azar
Muitas naus não puderam voltar

Mas enfim, desconfio
Não foi nada ocasional
Que Cabral, num desvio
Viu a terra e disse: Uau!
Não foi não, foi um plano imperial
Pra aportar seu navio num país monumental

A Álvares Cabral
A El-rei Dom Manuel
A índio do Brasil
E ainda a quem me ouviu

Vou dizer, descobri
O Brasil ta inteirinho na voz
Quem quiser vem ouvir
Pindorama ta dentro de nós

A Álvares Cabral
A El-rei Dom Manuel
Ao índio do Brasil
E ainda a quem ouviu

Vou dizer, vem ouvir
É um país muito sutil
Quem quiser descobrir
Só depois do ano 2000!

O/a professor/a analisa com as crianças cada estrofe da música e vai construindo um texto coletivo com as informações resgatadas dos conhecimentos prévios dos alunos e dos textos informativos trazidos por ele/a.

Segundo momento:

Com o auxílio de um mapa Mundi, levar as crianças a analisarem e localizarem o Brasil, Portugal. Depois da localização, conversar com as crianças sobre a situação do Brasil naquela época e como está hoje, a situação política, enfatizando as mudanças positivas, bem como os habitantes que aqui estavam quando os portugueses chegaram.

Fonte: In: http://www.apolo11.com/imagens/mapas/mundo/mundo_fisico.jpg acesso em 16/10/2009


Depois da análise dos mapas, a partir dos textos e das palavras que aparecem na música Pindorama, o professor pede que as crianças façam um levantamento escrito das palavras desconhecidas. Todos pesquisarão em dicionários o significado de tais palavras enriquecendo assim seus vocabulários.


Terceiro momento:

Enviar para casa uma pesquisa a ser feita com um levantamento das tribos que viviam no Brasil naquela época, contemplando seus hábitos, modos de vida, lazer, crenças, etc. No retorno dessa atividade montar com as crianças painéis com gravuras de índios, separadas pelas tribos.
Caso a escola disponha de aulas de informática, fazer um trabalho interdisciplinar em que as crianças poderão criar ilustrações da história, com softwares educativos, onde darão vida às suas descobertas.
Nesse momento poderão brincar com o mapa do Brasil. O professor pode xerocar todos os estados brasileiros, dar para as crianças colorirem, colarem em papel mais duro, recortarem e depois, em uma grande roda, montar um grande mapa do Brasil em forma de QUEBRA CABEÇA.

SUGESTÃO:
Pode-se ainda utilizar o recurso de mandar cartas para crianças portuguesas contando como nosso país está hoje e perguntando algumas curiosidades sobre Portugal. Dessa forma serão contemplados vários conteúdos possibilitando a interdisciplinaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário