domingo, 4 de novembro de 2012

Exposição de assemblages


Exposição de assemblages



 

 

Objetivos

- Estudar a natureza dos materiais.

- Apreciar e construir assemblages.

 

Conteúdo

- Assemblages.

 

Anos

2º ao 4º.

 

Tempo estimado

12 aulas.

 

Material necessário

Colas variadas (como branca e para isopor), barbante, fita adesiva, tesouras sem ponta, papéis diversos e caixas. Embalagens, sobras de marcenaria, de tecido e de carpete. Brinquedos. Imagens de assemblages disponíveis em abr.io/assemblage_moma e abr.io/assemblage_itaucultural.


 

 




Desenvolvimento

 



1ª etapa

 

Pergunte se a turma sabe o que é assemblage. Mostre algumas imagens e converse sobre o significado delas, dando espaço para os estudantes fazerem associações livres. Pergunte sobre os materiais e objetos utilizados. Como o significado deles foi modificado? Peça que inventem uma história para uma das obras. Convide a todos a construir assemblages e organizar uma exposição para a comunidade escolar.

 

2ª etapa

Solicite que as crianças reúnam objetos como os sugeridos no item "material necessário" e uma caixa de sapato vazia, que será usada individualmente. Peça que formem duplas.

 

3ª etapa

Retome a apreciação das reproduções. Como os estudantes acham que as partes das obras foram unidas? A intenção é levantar os problemas enfrentados pelos artistas.

 

4ª etapa

Levante temas de interesse das crianças. Quais as brincadeiras e histórias que apreciam? Esses assuntos devem ser sugeridos como temas das assemblages que farão.

 

5ª etapa

Organize o momento de troca de material. Reunidos, os alunos podem começar a trabalhar. Registre como a turma une, por exemplo, dois objetos arredondados. Observe as preferências de materiais, temas e maneiras de compor as obras.

 

6ª etapa

Faça uma pausa, proponha uma observação coletiva e socialize os problemas e as soluções. Comente suas observações. Questione se a natureza dos materiais utilizados apresenta dificuldades específicas. Por exemplo, se a mesma cola usada para papel serve para vidro? E para plástico? Dê continuidade ao trabalho. Combine um prazo final.

 

7ª etapa

Encerradas as construções, exiba todas as obras e organize mais uma vez uma apreciação coletiva. Peça que todos falem sobre o que criaram e comentem os trabalhos dos colegas.

 

8ª etapa

Organize a exposição. Cada obra deve estar acompanhada por uma placa com o nome dos autores e o título. Oriente a elaboração de um cartaz informativo sobre esse tipo de arte. Convide a comunidade escolar para o evento.

 

Produto final

Exposição de assemblages.

 

Avaliação

Analise o que os alunos aprenderam sobre os materiais e como resolveram os problemas. Avalie se compreenderam o que é uma assemblage e se criaram significados para os objetos utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário