quinta-feira, 15 de outubro de 2015

ATIVIDADE SOBRE NOTÍCIA

ATIVIDADE SOBRE NOTÍCIA
Leia com atenção.

Brasil tem 400 espécies de animais em extinção 22/05/2003
Agência Brasil – No Dia Internacional da Diversidade Biológica, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, apresentou a nova lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, entre os quais estão o macaco-prego, a jararaca e algumas espécies de borboletas, besouros e aranhas. A ministra destacou a importância dessas listas como instrumento para definir políticas de preservação ambiental. Ela lamentou que hoje não se respeitem mais os mitos, que conheceu desde criança, e que sempre contribuíram para a manutenção do equilíbrio ecológico.

“Fui criada numa região em que [...] se eu pescasse um peixe a mais, a Mãe D’água iria me levar para o fundo do rio, se eu caçasse uma presa que não fosse para o meu consumo, o Caboclinho da Mata iria me bater. Infelizmente o homem não respeita mais esses mitos. Por isso, temos que criar regras claras de preservação e, para isso, a lista ajuda muito”, afirmou a ministra. O trabalho de catalogação dos animais ameaçados de extinção foi realizado por cerca de 600 pesquisadores e resultou numa lista de aproximadamente 400 espécies.
Vocabulário André Reis Diniz

diversidade: variedade
fauna: conjunto de animais
extinção: desaparecimento
mitos: histórias imaginárias, de tradição oral; geralmente apresentam personagens
que representam as forças da natureza.
catalogar: ordenar em um catálogo.


Trabalhando o texto
1- Qual é o assunto principal da notícia?
( ) A notícia fala sobre a ministra do Meio Ambiente que chegou de viagem.
( ) A notícia fala sobre as comemorações do Dia do Meio Ambiente.
( ) A notícia fala sobre a apresentação de uma lista com o nome dos animais que estão desaparecendo da nossa fauna.
2- O que quer dizer o título “Brasil tem 400 espécies de animais em extinção”?




3- De acordo com o texto, que animais estão desaparecendo?



4- A mãe d’água, Iara ou sereia, o saci, o curupira, o boto e a caipora são personagens de lendas brasileiras. Você já ouviu falar dessas personagens? Escolha uma delas ou outra que você conheça e escreva o que você sabe sobre suas características.



5- Você sabe o que é preservação ambiental? Caso não conheça essas palavras pesquise-as no dicionário. Em seguida, escreva o que compreendeu sobre essa expressão.


6- Você acha importante conhecer mais sobre os animais em extinção? Por quê?

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


GIRAFA

A GIRAFA TEM, EM MÉDIA, CINCO METROS DE
ALTURA. SÓ DE PESCOÇO SÃO TRÊS
METROS. ESSA GRANDE ALTURA
PERMITE-LHE ALIMENTAR-SE DAS
FOLHAS MAIS ALTAS E MAIS MACIAS DAS
ÁRVORES. ELA PODE TAMBÉM VIGIAR

COM FACILIDADE OS ARREDORES, O QUE É
UMA VANTAGEM PARA PREVENIR-SE
CONTRA OS PERIGOS.
HÁ, PORÉM, ALGUMAS
DESVANTAGENS. PARA BEBER ÁGUA, A

GIRAFA DEVE ABRIR BASTANTE AS PERNAS E
ABAIXAR O PESCOÇO DE FORMA QUE SUABOCA POSSA ALCANÇAR A ÁGUA. ESSA É UMA
POSIÇÃO INCÔMODA E INSTÁVEL QUE A DEIXA
INDEFESA CONTRA SEUS INIMIGOS. POR ISSO
ALGUMAS GIRAFAS FICAM DE GUARDA

ENQUANTO AS OUTRAS BEBEM ÁGUA.

(texto adaptado do Zôo Virtual)

1) QUANTO MEDE A GIRAFA?

2) POR QUE BEBER ÁGUA PODE SER UM PROBLEMA PARA A
GIRAFA?

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


ELEFANTE

O ELEFANTE É O MAIOR
MAMÍFERO TERRESTRE DO
MUNDO. É TAMBÉM UM DOS QUE
VIVEM MAIS TEMPO: DE CEM A
CENTO E VINTE ANOS.


ALÉM DO SEU TAMANHO, OUTRA CARACTERÍSTICA QUE
CHAMA A ATENÇÃO NO ELEFANTE É A SUA TROMBA. AS PESSOAS
COSTUMAM PENSAR QUE O ELEFANTE BEBE ÁGUA PELA TROMBA,
MAS, ISSO NÃO É VERDADE. ELA É O NARIZ DO ELEFANTE E
FUNCIONA COMO UMA ESPÉCIE DE CANUDO. ELE PUXA A ÁGUA E
ESGUICHA-A DENTRO DA BOCA PARA BEBER OU NAS COSTAS PARA
SE REFRESCAR.

(texto adaptado do Zôo Virtual)

1) QUANTOS ANOS COSTUMA VIVER UM ELEFANTE?

2) COMO O ELEFANTE FAZ PARA BEBER ÁGUA?

ATIVIDADES DE PORTUGUES... ANÚNCIO


ATIVIDADES DE PORTUGUES... PROPAGANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário