CARTA
Em uma carta formal é preciso ter cuidado na coerência do tratamento, por exemplo, se começamos a carta no tratamento em terceira pessoa devemos ir até o fim em terceira pessoa: se, si, consigo, o, a, lhe, sua, diga, não digas, etc., seguindo também os pronomes e formas verbais na terceira pessoa.
Atenção aos pronomes de tratamento como Vossa Senhoria, Vossa Excelência, eles devem concordar sempre na terceira pessoa.
Há vários tipos de cartas, a forma da carta depende do seu conteúdo.
A carta pessoal é a carta que escrevemos para amigos, parentes namorado (a), o remetente é a própria pessoa que assina a carta, estas cartas não têm um modelo pronto, são escritas de uma maneira particular.
A carta comercial se torna o meio mais efetivo e seguro de comunicação dentro de uma organização. A linguagem deve ser clara, simples, correta e objetiva.
Existem alguns tipos de carta comercial:
• Particular, familiar ou social: São tipos de correspondência que são trocadas entre particulares, cujo assunto, se enquadra em particular, intimo e pessoal.
• Bancária: Este é focalizado nos assuntos relacionados à vida bancária.
• Comercial: Associado às transações industriais ou comerciais.
• Oficial: Destinada ao serviço militar, público ou civil.
A documentação comercial compreende os papéis empregados em todas as transações da empresa como: Carta, Telegrama, Cheque, Pedido de Duplicatas, Faturas, Memorandos, Relatórios, Avisos, Recibos, Fax.
Na correspondência a linguagem mais correta é aquela que é adequada ao contexto, ao momento, e à relação entre o emissor e o destinatário.
Por exemplo: a linguagem que você usa para falar com um amigo, não é a mesma que você usa para falar com sua avó, ou com um parente distante.
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