quarta-feira, 17 de abril de 2013

Trabalho GESTÃO DE NEGÓCIOS EM MÍDIAS DIGITAIS


                       


 

A Internet veio para ficar. A possibilidade das pessoas e empresas poderem se comunicar, interagir e transacionar através da rede mundial de computadores é uma das faces de uma mudança estrutural em nossa sociedade, uma mega-tendência chamada “Era da Informação”, onde cada vez mais, a informação digitalizada, passa a ocupar um papel central em nossas interações sociais e em nosso dia a dia. Cada vez menos usamos papel e tinta para se comunicar, e mais texto digitado no computador e enviado em segundos na forma binária de Zeros e Uns. (lembra-se da última vez que você escreveu uma carta e colocou no correio?) Cada vez menos usamos dinheiro para transacionar mercadorias e sim informações de débito e crédito em nossas contas e cartões. E vai por ai afora. O mundo está mudando e não existe mais a possibilidade de voltar ao estado inicial. Uma empresa que não compreender, se adaptar, e usar essas mudanças a seu favor, corre o risco de se tornar sucata rapidamente, na esteira daquele ditado que diz: “A Internet é como um enorme trator com o seu rolo compressor assentando o novo asfalto; ou você está em cima do trator ou...”

 

 POSSÍVEIS CONSEQUENCIAS DA INOVAÇÃO

 

          Poucos aparelhos eletrônicos chamaram tanta atenção da imprensa e dos consumidores quanto o Google Glass. Os óculos de realidade aumentada que a empresa de Mountain View está prometendo são realmente revolucionários.

         E isso chama a atenção de outras empresas, que também decidiram criar suas versões do aparelho.
            Mas será que tudo o que é prometido pelo Google Glass será benéfico?

            É preciso pensar que ele também traz alguns problemas para os consumidores e isso pode ser bastante prejudicial.

           Você já parou para pensar em quais seriam os riscos?

            Então confira o artigo que trouxemos com a opinião de quem acha que o Google Glass pode ser uma ameaça à segurança.

 *Invasão de privacidade

          Não é preciso procurar muito para encontrar alguns Tumblrs e outros sites com imagens de “flagras” que acontecem em shoppings e outros lugares públicos – geralmente com fotos de garotas em escadas rolantes e outras imagens não autorizadas. E se isso já acontece com a utilização de smartphones, imagine como seria com os óculos iguais aos da Google.

          A utilização dos aparelhos poderia facilitar a ação das pessoas que gostam de capturar imagens sem autorização, pois ficaria muito mais difícil a fiscalização deles. Em suma, o Google Glass pode ser uma arma muito poderosa para quem gosta de invadir a privacidade alheia. Com muita discrição, qualquer um poderia até mesmo gravar vídeos de desconhecidos em situações constrangedoras.
           Pensando um pouco mais no futuro, não é impossível que os sistemas de reconhecimento facial fiquem ainda mais poderosos. Com isso, um portador do Google Glass (ou similar) poderia facilmente descobrir informações sobre pessoas que estão nas ruas. Isso inclui nome, endereço e outros dados que poderiam ser utilizados para chantagens e outros golpes.
 Segurança de dados
          Perto de um bom hacker, nenhum sistema é invulnerável. E caminhar tranquilamente com um par de óculos de realidade aumentada pode não ser a melhor opção para quem quer ficar longe dos ataques. Como o sistema utiliza conexões com a internet e Bluetooth, é possível que o sinal deles seja interceptado e várias informações sejam capturadas, o que inclui imagens e vídeos.
          Você pode pensar que os smartphones passam pela mesma ameaça, mas existe uma diferença bem importante. Os smartphones geralmente ficam guardados, o que deixa as câmeras sempre protegidas. Como os óculos de realidade aumentada estão sempre no rosto, os crackers podem aproveitar para terem acesso direto às imagens capturadas e em tempo real.
 Segurança das pessoas
           A utilização de aparelhos eletrônicos é uma grande distração. É por essa razão que os motoristas não podem falar ao celular enquanto estão dirigindo – em alguns locais os pedestres são proibidos até mesmo de digitar SMS. E isso que estamos falando apenas de sons e textos. Se pensarmos que o Google Glass e similares permitirão videoconferências, é normal que fiquemos receosos. Se não houver muito cuidado por parte dos usuários, não serão raros os casos de acidentes causados por distrações – o que inclui esbarrões em pessoas e objetos nas ruas; até mesmo atropelamentos podem ser considerados. O mesmo se diz dos momentos em que outros aplicativos estiverem sendo utilizados, como jogos e navegação na internet.
 Anúncios direcionados
            Você já deve estar cansado de saber que os produtos online da Google conseguem acesso constante às informações de navegação dos usuários. É com base nisso que são mostrados os anúncios direcionados que todos recebem enquanto estão conectados. E se isso já acontece com navegadores, as possiblidades com o Google Glass podem ser ainda mais “invasivas”.
             Além da localização por GPS, a câmera também pode ser utilizada para a identificação de produtos preferenciais. Não seria exagero imaginar que, ao estar no supermercado, um proprietário do Google Glass pode ser surpreendido por anúncios de algum produto diretamente nas lentes do novo aparelho.
 Riscos à saúde?
            Até hoje não existe uma conclusão definitiva sobre a influência ou não das ondas dos celulares no desenvolvimento de câncer cerebral. Mesmo assim, há muitos cientistas que julgam as ondas como responsáveis pela geração de doenças. Por isso, não é impossível imaginar que o Google Glass possa oferecer os mesmos riscos, visto que ele se comunica por conexões 3G e Bluetooth.

 

 

                EMPRESAS QUE ESTÃO INVESTINDO ALTO EM INOVAÇÃO

 

              Indiscutivelmente a maior novidade que pudemos ver no preview do iOS 6 na WWDC da Apple este ano foi que a empresa passou a desenvolver seu próprio software de mapas, botando um fim à longa prática de usar o Google Maps para a navegação no iPhone.

               Agora, a Amazon segue os passos da companhia de Cupertino em favor de uma solução interna alimentada por dados de mapas da Nokia, e a rede social Foursquare optou por mudar para o Open Street Map no início deste ano.

                As razões para essas mudanças parecem relativamente simples - Apple e Amazon agora competem ferozmente com Google no mercado de smartphones e tablets, e o Foursquare não queria pagar taxas de API ao Google para acessar os mapas (a empresa, desde então, reduziu drasticamente seus preços de API).

              Nos casos da Apple e da Amazon, no entanto, uma questão permanece - por que agora? Segundo o vice-presidente de programas da IDC, Karsten Weide, é simplesmente uma questão de ambas as empresas terem avançado o suficiente na área da tecnologia.

 

              Grandes empresas já estão investindo no Windows Phone!

            A boa novidade de hoje é o lançamento do aplicativo Groupon para a plataforma Windows Phone 7 da Microsoft!

           Isso mesmo, as grandes empresas já começaram a olhar para a nova plataforma e estão fazendo belos trabalhos. Principalmente agora que os aparelhos Nokia Lumia chegaram ao mercado e principalmente no Brasil.

            Com o app os “Grouponautas” poderão encontrar e adquirir as melhores ofertas em suas cidades, acompanhar as compras que já foram realizadas, utilizar seus vouchers e adquirir as promoções de diferentes cidades e países.

 

FONTES DE PESQUISAS:

 

verdadexplicita.blogspot.com/2013_02_01_archive.html

 

http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2012/09/21/por-que-apple-e-amazon-estao-investindo-agora-em-mapas-proprios/

 

http://apperitivo.blogfolha.uol.com.br/2012/04/20/grandes-empresas-ja-estao-investindo-no-windows-phone/

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