quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dicas de estudos


 

A sua participação em sala tornará a aula mais atrativa, mais dinâmica e até mais divertida. Não se sinta constrangido em levantar a mão e perguntar. Às vezes a sua dúvida é a mesma dúvida da grande maioria dos alunos. Pergunte, comente, troque idéias com o seu professor, discuta e ajude a tornar a aula mais legal, com um grande aprendizado.

 Diante disso, eis algumas dicas que eu considero importantes para o estudo das disciplinas:

1º)  Durante a aula: é de fundamental importância que você

- colabore para o bom andamento da aula;

- participe e faça as atividades;

- pergunte;

- tome notas, use seu caderno;

- agende os compromissos (provas, listas, trabalhos, tarefas, etc.);

- cumpra sua função de ser um grande estudante.

2º)  Leitura: encare a leitura não como uma tarefa ou obrigação, mas como um prazer, uma oportunidade de aprender. Procure um ambiente tranqüilo, releia se não entender. A leitura de revistas, em casa ou na biblioteca, o ajudarão muito. A Internet também é uma ótima fonte de pesquisa e de leitura. A Internet é riquíssima em relação a textos.

3º)  Tomar notas: é a melhor técnica para guardar informações. É fundamental que suas anotações sejam organizadas. Também não é preciso escrever tudo o que você lê ou ouve. Então, procure fazer anotações resumidas, claras, legíveis e úteis.

4º)  Não se esqueça das tarefas e de rever o conteúdo estudado nas aulas. Não espere apenas pela escola ou pelo professor.

5º)  Escreva: somente escrevendo é que você vai aprender a escrever e para viver bem neste mundo é preciso se comunicar bem, com uma boa grafia e igualmente uma ótima leitura.

6º)  Estudando para as provas: nunca deixe para estudar apenas nas vésperas de provas. A matéria vai acumular e o único prejudicado será você mesmo. Lembre-se sempre que matéria estudada hoje é matéria revisada hoje.

7º)  Na hora da prova: relaxe, respire fundo e se acalme, o que você estudou, estudou, não adianta se apavorar. Vá fazendo as questões que você sabe melhor, se você não estiver conseguindo fazer alguma, pule-a e volte a fazer a mesma no final da prova. Escreva de forma legível e compreensível, além de organizar bem a prova.

Conversas paralelas prejudicam não só o seu rendimento, mas o rendimento de todos numa sala de aula. Portanto, evite conversar durante as explicações do professor.

E, lembre-se, que além de estudar é preciso reservar um tempo para o lazer e para praticar exercícios físicos, que ajudam a eliminar a tensão do cotidiano e a preparar o corpo para agüentar a grande maratona de estudos. Filmes ajudam muito!!!


Use a “cuca”! Sucesso!!!


Profª Maria Alice

Nenhum comentário:

Postar um comentário