terça-feira, 28 de setembro de 2010

O que é DOSVOX?


O DOSVOX é um sistema especial, diferenciado das opções descritas anteriormente, mas com o mesmo propósito de tornar a utilização do computador acessível para deficientes visuais. O sistema realiza a comunicação com o usuário cego, através de sintetizadores de voz em português, que também pode ser configurado para outros idiomas, estabelecendo um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas.
O DOSVOX oferece inúmeras vantagens ao oferecer um programa gratuito, que é atualizado constantemente, onde grande parte das mensagens emitidas são gravadas com voz humana e a sua acessibilidade se estende também às limitações de conhecimento e alcance da informática, visto que permite ser instalado em computadores com configurações mais antigas e permite ser utilizado por pessoas que possuem conhecimentos básicos em informática.
Apesar de ser de fácil utilização, o DOSVOX oferece inúmeros recursos como editores de texto, jogos, formatador para braille, programas para acesso a internet, como correio eletrônico, navegador, ftp etc.
Sendo assim, haverão outros tópicos específicos posteriormente para maiores descrições sobre o dosvox, bem como sobre o Jaws, Virtual Vision e Magic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário